Ryan Padilha

Solutions Architect at Gambling Facilities and Casinos Industry

Preparação para a certificação AWS Cloud Practitioner

A Amazon Web Services atualmente é o maior provedor de computação em nuvem do mundo segundo o quadrante mágico do Gartner report. Isso demostra seu profundo comprometimento com a evolução dos serviços em nuvem e de sua expansão constante de infraestrutura ao redor do mundo. Dentre outras opções encontramos Microsoft com o Microsoft Azure e o Google com o Google Cloud Computing.

Abordaremos aqui os assuntos relacionados apenas a AWS e sua certificação de entrada a AWS Cloud Practitioner, que valida a compreensão básica de alto nível dos serviços e a terminologia empregada em sua nuvem AWS. Com essa certificação temos a oportunidade de conhecer de forma ampla todas as siglas utilizadas pela AWS, assim como o que cada respectivo serviço realiza e de como opera de forma clara, sem adentrar profundamente em detalhes e conceitos técnicos. Sendo assim, ela é indicada para todo e qualquer pessoa que queira conhecer sobre os serviços da AWS sem o aprofundamento técnico, ou seja, ideal para gerentes de negócios e o pessoal de vendas conhecer sobre os recursos oferecidos pelo provedor, e é claro as pessoas envolvidas com a área de infra-estrutura e desenvolvimento que necessitarão de maiores conhecimento, caso decidam continuar em sua jornada de formação na AWS.

Apesar de ser introdutória, essa certificação irá exigir um tempo de estudo considerável, pois até a escrita deste artigo, a AWS possui cerca de 200 serviços, mas apenas os principais serão abordados na prova. O que eu quero dizer aqui é que será necessário dedicação no tempo de estudo e a escolha correta do material de estudo que deve abranger todos os tópicos da prova, assim como realizar simulados antes de aplicar efetivamente para a prova. Eu particularmente quando decidi realizar a prova, estudei por volta de dois mês os conceitos da AWS e realizei por volta de 6 simulados.

Devemos criar uma rotina de estudos, para não perdermos de vista o objetivo de aprender com consistência sobre os serviços da AWS, assim como determinar uma data para a realização da prova (agendar a prova), com isso criamos um senso de urgência, em nos comprometemos em estudar, realizar os simulados com aproveitamento superior ou igual a 80% para que nos estejamos confortáveis para sermos aprovados na certificação.

Além de abordar os assuntos da certificação, vou ampliar a abordagem adicionando minha percepção de como foi a minha jornada e realização da prova.

Para dar início e já começarmos a ver como funciona a prova e como podemos realizar um agendamento, devemos criar primeiro uma conta no portal AWS Training and Certification, clicando aqui. Nessa página encontraremos um botão para realizar o sign in, do qual nos será perguntado qual o método de login utilizado, no caso podemos criar uma conta ou utilizar nossa conta já criada no AWS Builder ID.

Overview da certificação

1. Duração

O exame é classificado como introdutório, ou seja, de conhecimento amplo e básico, entretanto pela quantidade de serviços e siglas que temos no provedor de nuvem, isso pode se tornar uma tarefa complexa. São 90 minutos para a realização da prova, do qual eu aconselho que seja realizada em língua inglesa, pois praticamente todos os simulados que você encontra estão em inglês, porém ao realizar o agendamento da prova, se você estiver em um país do qual o inglês não seja sua língua oficial, podemos solicitar uma extensão do tempo de prova para não nativos na língua em cerca de 30 minutos; pessoalmente eu não recomendo realizar a prova em outro idioma.

Um ponto importante aqui é que para estendermos o tempo de prova, devemos na página de dashboard da AWS CertMetrics, após criado a conta e logado na plataforma de certificação da AWS Training, devemos procurar pelo item “Request accommodations (additional testing time for non-native English speakers)”, ao clicar nesse item seremos encaminhados para a tela de Exam accommodations, sendo possível solicitar em 30 minutos a estensão da prova. Com isso logo ao selecionar a prova, na página da Person Vue, no topo superior com o nome da prova ao clicar no nome da prova será exibido a instrução de tempo estendido conforme a figura 1.2.

alt text Figura 1.2 - Página de opções de exame no portal Pearson Vue.

Esse tempo adicional pode fazer toda a diferença ao realizar um exame com questões com enunciados longos em inglês.

2. Formato do exame

Como realizar o agendamento

Dicas para o dia da prova

Conteúdo

Conclusão

comments powered by Disqus